Imigração alemã exige visto de brasileiros em viagem de longa duração!

Você está planejando viajar para algum país do Espaço Schengen e vai fazer conexão no aeroporto de Frankfurt? Então preste muita atenção a este aviso publicado pelo Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e, se sua viagem for de longa duração, tenha a certeza de embarcar levando o visto adequado.

Alemanha exige visto de brasileiros em viagem de longa duraçãoO texto é um alerta do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt am Main para os viajantes brasileiros sobre a exigência de apresentação de visto quando a estadia do viajante em outro país integrande da “Área Schengen” não é de curta duração e quando o objetivo da viagem não é turismo ou negócios.

Agentes da imigração negam entrada de Brasileiros sem visto em viagem de longa duração

Cidadãos brasileiros que viajam para os países do Espaço Schengen, no qual a Alemanha está inserida, não precisam apresentar visto quando a viagem é de curta duração, ou seja, quando a permanência não ultrapassa o período de 90 (noventa) dias, num período de cento e oitenta dias, contados a partir da primeira entrada em um de seus Estados Membro. Enquadram-se neste padrão, as viagens para turismo ou negócios, por exemplo.

Porém, se a viagem ultrapassar este período e não for para turismo ou negócios, é necessário apresentar o visto pertinente ao objetivo da viagem no momento em que você passar pelos agentes de imigração alemães, mesmo que o seu país de destino não seja a Alemanha e você esteja fazendo somente conexão no Aeroporto de Frankfurt.

A exigência é legal pois, se a Alemanha é o primeiro país pelo qual você passa, é lá que será feito o controle de entrada no Espaço Schengen e, portanto, as autoridades podem exigir tal documento. E é exatamente isto que as autoridades têm feito. Se o viajante não apresenta o visto do outro país integrante da “Área Schengen”, a entrada está sendo negada!

Mas e seu eu apresento uma carta de aceite de Instituição de Ensino?

Segundo a nota do MRE, as autoridade imigratórias não aceitam cartas de acete de instituição de ensino em substituição ao visto, “ainda que nelas conste que os estudantes brasileiros não necessitam de visto para viajar ao país “Schengen” de destino. Em tais casos, é recomendável que a entrada na “Área Schengen” se dê diretamente no país onde se efetivará a permanência que não seja de curta duração nem de turismo ou negócios”.

Portanto, se você pretende fazer conexão no Aeroporto de Frankfurt am Main e a sua viagem vai durar mais do que 90 (noventa) dias, fique atento e leve a documentação necessária.

Fonte: Portal Consular do MRE

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

4 comentários em “Imigração alemã exige visto de brasileiros em viagem de longa duração!

  • setembro 27, 2016 em 3:36 am
    Permalink

    Para chegar não pode ser com planos de estudo. Porém, quem chega na Alemanha e deseja posteriormente permanecer para estudar, não há problema. A Alemanha permite que brasileiros permaneçam para estudar sem visto, contanto que não envolva atividade remunerada.
    http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/KonsularserviceNeu__pt/04ReisennachDeutschalandundVisa/Langzeitaufenthalte_20brasilianischer_20Staatsangeh_C3_B6riger__pt.html

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 29, 2016 em 11:28 am
      Permalink

      Olá Alessandro,
      Como vai?
      Obrigada pela colaboração mas este artigo trata mais especificamente da conexão feita em Frankfurt, ou seja, viajantes cujo destino seja outro país do Espaço Schengen. Acredito que p/ haver um alerta do Ministério das Relações Exteriores é porque o número de pessoas barradas aumentou. Então é melhor ficar alerta.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • setembro 24, 2016 em 2:49 pm
    Permalink

    Não há nada de novo nesse aviso…qualquer estadia acima dos 3 meses (90 dias) requer um visto!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 26, 2016 em 7:36 pm
      Permalink

      Olá Nina,
      Como vai? De fato, não há nada de novo, nem o texto diz isto.
      O que há de novo é um alerta no site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil para que as pessoas tomem cuidado e levem consigo a documentação exigida no caso de viagens de longa duração. Fizemos questão de compartilhar esta informação do MRE e do Consulado Geral do Brasil em Frankfurt pois, imaginamos que se eles estão fazendo este alerta é porque o número de pessoas viajando sem o devido visto e, consequentemente, tendo a entrada negada pelas autoridades de imigração tenha aumentado. Caso contrário eles não perderiam o tempo deles, concorda? Como nosso blog trata deste tipo de informação, achamos interessante divulgar. Afinal, informação nunca é demais!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *