Visto canadense não será mais exigido de alguns brasileiros!

Se você é um daqueles brasileiros que estão loucos para deixar o Brasil rumo ao Canadá e sempre achou complicado conseguir o visto canadense, uma boa notícia! O governo do Canadá está tentando impulsionar o comércio e incentivar o crescimento econômico do país e, por isto, anunciou novas regras em relação à exigência do visto para brasileiros que queiram visitar seu território.

A previsão inicial era Março de 2016 mas o prazo não foi cumprido.  Agora (Nov/2016), o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, anunciou que alguns cidadãos brasileiros poderão entrar no país sem precisar solicitar o visto canadense a partir de 01 de Maio de 2017.

Estes cidadão deverão solicitar apenas uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA), que funciona como um tipo de pré-autorização para o turista que quer visitar o país.

Isenção do Visto Canadense para BrasileirosAlém do Brasil, o governo do Canadá deverá expandir a elegibilidade para a solicitação da eTA, também, para os viajantes considerados de baixo risco de outros três países: Bulgária, Méxido e Romênia.

Quais os brasileiros que não precisarão de visto canadense a partir de Maio de 2017?

Serão elegíveis a solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA), ou seja, não precisarão mais  apresentar o visto canadense ao visitar o país, os cidadãos brasileiros que:

  • tenham tido um visto canadense nos últimos 10 anos ou
  • possuam um visto de turista americano válido

Embora no site do Governo do Canadá, ainda conte uma informação imprecisa sobre a expansão da elegibilidade da Autorização Eletrônica de Viagem, a página do Ministério das Relações Exteriores do Brasil já foi atualizada e apresenta a seguinte nota:

O governo brasileiro acolheu com satisfação a decisão do Canadá de incluir o Brasil no programa “Electronic Travel Authorization” (eTA). A partir de 1º maio de 2017, os turistas brasileiros que pretendam viajar para o Canadá por via aérea e preencham os requisitos do programa poderão solicitar autorização de viagem àquele país por via eletrônica e mediante pagamento de taxa. A autorização de viagem emitida pelo eTA será válida por cinco anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro..

 

Brasileiros com Green Card válido também serão isentos do visto canadense

A mudança é boa, também, para os brasileiros que possuem o Green Card, residência permanente nos Estados Unidos. Estes cidadãos já entraram na lista de elegibilidade para solicitar o eTA e podem visitar ou transitar em território canadense portando somente este documento. Porém, segundo consta no site do governo canadense, ao solicitar a autorização eletrônica, será necessário apresentar, também, o passaporte do país de origem.

Visto Canadense não será mais exigido para portadores do Green Card

Resumo das mudanças a partir de 2017 na imigração canadense

A partir de Maio de 2017 todos os turistas brasileiros que possuam:

  • Visto Válido Canadense ou
  • Visto Expirado Canadense (emitido nos últimos 10 anos) + eTA ou
  • Visto Americano VÁLIDO + eTA,

poderão entrar no Canadá por via aérea portanto somente estes documentos.

Os outros turistas brasileiros que não se enquadrarem nas condições acima, continuarão tendo que solicitar o visto canadense para poder visitar o país.

É importante salientar que estas mudanças serão válidas apenas para quem ingressa no país por via aérea. As exigências nas fronteiras terrestres ou marítimas continuam as mesmas, ou seja, ainda continuará sendo necessário apresentar o visto canadense.

Atualmente, os turistas brasileiros podem entrar sem a necessidade de visto em 93 países ao redor do mundo, vários deles no continente europeu. Em compensação, em outros 99 países ainda exigem visto de turismo dos viajantes provenientes do Brasil.

Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/15098-inclusao-do-brasil-no-programa-canadense-electronic-travel-authorization

http://www.cic.gc.ca/english/department/acts-regulations/forward-regulatory-plan/eta-expansion.asp

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

20 comentários em “Visto canadense não será mais exigido de alguns brasileiros!

  • novembro 22, 2016 em 8:50 pm
    Permalink

    Estou no Brasil e tenho documento português como posso entra em canada ???
    Desejo receber noticias/ informações?

    Resposta
  • dezembro 17, 2015 em 4:07 pm
    Permalink

    Meu visto foi emitido na África do sul há 7 anos só q não tenho mais o passaporte e estava este visto como faço..?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      dezembro 22, 2015 em 1:51 pm
      Permalink

      Olá Verônica,
      Boa pergunta! Infelizmente não tenho como respondê-la, sugiro que você entre em contato com o Consulado canadense e verifique se eles podem fazer alguma coisa por você.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • novembro 19, 2015 em 1:21 am
    Permalink

    Tenho o visto canadense vencido em 2007 de multiplas entradas e nunca fui ao Canadá, Com a nova regra eu não precisarei renovar o mesmo.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 20, 2015 em 5:40 pm
      Permalink

      Olá Mário,
      Segundo as informações divulgadas não, você não precisará já que teve um visto aprovado p visitar o Canadá nos últimos 10 anos.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 16, 2015 em 10:40 pm
    Permalink

    É bom esclarecer também que necessidade de visto é via dupla. O canadense precisa pedir visto pra ir ao Brasil.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 18, 2015 em 9:43 pm
      Permalink

      Olá Emy,
      Não me preocupei com isto porque o meu foco é o cidadão brasileiro mas obrigada pela observação.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 16, 2015 em 9:00 pm
    Permalink

    Desejo receber noticias

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 18, 2015 em 9:45 pm
      Permalink

      Olá Silvio,
      Para receber nossos artigos basta escrever seu e-mail na caixa “Receba nossos artigos” na barra lateral direita e clicar no botão Enviar.
      Obrigada pelo interesse e compartilhe o blog com os amigos. 😉
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 16, 2015 em 6:30 pm
    Permalink

    Marlise, para estudos continua sendo necessário o visto ou enquadrando-se nas premissas acima não seria necessário?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 18, 2015 em 9:47 pm
      Permalink

      Olá Pérsio,
      No artigo do governo não mencionava a questão dos estudantes mas, eu acredito que sim, quem se enquadra nas regras precisará somente do eTA. Mas sugiro que você confirme esta informação com a escola ou agência de intercâmbio, eles certamente poderão confirmar isto p você.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 16, 2015 em 5:15 pm
    Permalink

    Ano que vem terei que solicitar novo passaporte (mudança de nome devido ao divorcio). Tenho visto americano de turista válido e já tive visto canadense que expirou esse ano, ambos no meu passaporte atual. Em março como será emitido o eTA nesse caso? Haverá a possibilidade de submeter meu passaporte antigo para análise? Pelo o que eu entendi do seu artigo os requisitos são visto canadense válido ou expirado, mas dentro dos últimos 10 anos ou visto americano de turista válido. Com isso eu consigo a emissão do eTA né?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 18, 2015 em 9:52 pm
      Permalink

      Olá Elaine,
      Teoricamente você estaria apta a entrar no país somente com a autorização eletrônica de viagem (eTA) mas, uma vez que seu nome estará diferente nos documentos (passaporte novo e visto antigo) sinceramente não sei te dizer se isto pode causar algum transtorno ou não. Sugiro que você entre em contato com o consulado canadense no Brasil para saber a melhor maneira de proceder.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 16, 2015 em 3:16 pm
    Permalink

    Isso também se aplica para quem for estudar menos de 6 meses ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 18, 2015 em 9:54 pm
      Permalink

      Olá Desirée,
      Acabei de responder isto para o Sílvio. No artigo do governo não mencionava a questão dos estudantes mas, eu acredito que sim, quem se enquadra nas regras precisará somente do eTA. Mas sugiro que você confirme esta informação com a escola ou agência de intercâmbio, eles certamente poderão confirmar isto p você.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • outubro 19, 2015 em 9:40 pm
        Permalink

        Eu moro en España tenho documento español posso entrar en Canadá ??

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          outubro 20, 2015 em 8:09 am
          Permalink

          Olá Pricila,
          Se você tiver passaporte espanhol você não precisará do visto canadense. Bastará solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) no link informado no artigo.
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *