Visto K1: noivos de cidadãos americanos podem entrar legalmente nos EUA

Você já ouviu falar que existe um visto por meio do qual um(a) cidadã(o) brasileiro(a) pode ser autorizado a viajar para os Estados Unidos para se casar com um(a) cidadã(o) americano(a)? Pois é, estamos falando do visto K1, ou visto de noivado (fiancé(e) nonimmigrant visa, em inglês).

Com o advento das redes sociais e a facilidade de comunicação entre cidadãos de diferentes países, tem sido cada dia mais frequente o caso de cidadã americanos que se relacionam com brasileiros(as) e, depois de algum tempo, decidem oficializar a relação e levar o parceiro(a) para os Estados Unidos.

Embora apareça oficialmente como um visto de não imigrante, o visto K1 apresenta algumas características diferentes dos outros vistos, como o de turista, por exemplo, que tem que provar laços forte com o Brasil. Isto acontece pois a imigração americana entende que a pessoa que solicita o visto de noivo(a) tem a intenção de permanecer nos Estados Unidos, ou seja, na verdade, a pessoa tem a intenção clara de imigrar.

Alianças simbolizando o casamento, objetivo do visto K1Além disto, é importante frisar que o visto K1 concede a seu portador apenas o direito de entrar no país. Para permanecer lá, é preciso casar-se, no prazo máximo de 90 dias e solicitar o ajuste de status (Adjustment of Status – AOS). Somente após a alteração do status é que a pessoa passa a ser considerada residente permanente e ganha o direito de viver legalmente no país.

Visto K1: o que é e como solicitar este documento?

O processo para a obtenção do visto K1 é relativamente rápido, dependendo da situação, pode levar menos de 6 meses. Porém, o casal deve convencer os oficiais da imigração americana – por meio de documentos, fotografias, bilhees aéreos, etc – que o relacionamento é sério e de boa fé.

1. O que é o visto K1?

É um visto de não imigrante por meio do qual um(a) cidadã(o) brasileiro(a) recebe autorização para viajar para os Estados Unidos com o objetivo de se casar com um(a) cidadã(o) americana(o), com o qual já mantém um relacionamento.

2. Quais são as condições para poder solicitar o visto K1?

Pode solicitar o documento, a(o) cidadã(o) brasileira(o) deve:

  • estar legalmente livre para se casar, ou seja, ser solteira(o), divorciada(o) ou viúva(o);
  • ter conhecido pessoalmente a(o) cidadã(o) americana(o) com que vai se casar. O encontro deve ter acontecido até, no máximo, 2 anos antes do início do processo.

Além disso, a união civil deve ser legalmente possível de acordo com as leis americanas do estado em que o casamento acontecerá.

3. Quanto tempo o casal tem para oficializar a união nos Estados Unidos?

O casal que solicitou o visto K1 tem o prazo máximo de 90 dias para casar-se oficialmente nos Estados Unidos. Após o casamento, a(o) cidadã(o) brasileira(o) deve solicitar o Ajuste de Status (AOS).

Como mencionamos anteriormente, o visto K1 só permite a entrada da(o) cidadã(o) brasileira(o) no país. Para continuar vivendo em terras americanas de forma legal, é necessário solicitar o Ajuste de Status.

4. Como solicitar o visto K1?
Passo Descrição
1. Peticionar nos EUA
  • A(o) cidadã(o) americana(o) – que será o peticionário (sponsor) – deve dar entrada em um pedido de visto K1 no Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS) da região em que reside. Isto é feito por meio do formulário I-129F (petição para noivo(a) estrangeiro(a)).

Atenção, isto só pode ser feito nos Estados Unidos, não sendo permitido fazê-lo em embaixada, consulado ou qualquer outro escritório da imigração fora dos EUA.

2. Aguardar o NOA1
  • O USCIS enviará um comunicado ao peticionário (“Notice of Action – NOA1”) informando que recebeu a petição. Em outras palavras, isto significa que o processo começou.
3. Aguardar o NOA2
  • Após a aprovação da petição (Form I-129F) pelo USCIS, o formulário será enviado para o Centro Nacional de Vistos (NVC – National Visa Center). Quando isto acontece, a(o) cidadã(o) americana(o) que peticionou recebe um comunicado (”Notice of Action – NOA2”).
4. NVC deve encaminhar para o consulado
  • No NVC, o processo receberá uma numeração e será enviado para o Consulado ou Embaixada do país em que vive a(o) noiva(o).
5. Solicitar o visto K1, no Brasil
  • O NVC informará ao peticionário que a petição foi enviada para o consulado ou embaixada do país da(o) noiva(o). A partir deste momento, a(o) noiva(o) deve solicitar o visto K1 e preparar-se para a entrevista.
6. Preencher o DS-160
7. Agendar entrevista e consulta médica
  • Agendar a entrevista e a consulta médica (somente com médicos autorizados pelo consulado americano);
8. Consulta médica*
  • Comparecer à consulta médica, com os exames solicitados;
9. Preparar documentação p/ a entrevista*
  • Preparar toda a documentação necessária para levar à entrevista;
10. Entrevista
  • Comparecer à entrevista e aguardar o resultado.

*Os passos 8 e 9 não são necessariamente nesta ordem, eles podem ser invertidos.

5. Qual a documentação deve ser apresentada na entrevista para obtenção do visto K1?

De forma resumida, no dia da entrevista, a(o) noiva(o) deve levar:

Documento Observação
Passaporte
  • O passaporte deve ser válido por, pelo menos, 8 (oito) meses.
  • Devem ser apresentados todos os passaportes anteriores, mesmo os expirados ou cancelados.
  • Caso a pessoa tenha passaporte de outras nacionalidades, eles deverão ser apresentados também.
  •  Se a(o) noiva(o) não for brasileiro nato, deverá apresentar provas de sua naturalização brasileira, comprovante de residência permanente ou visto de residência temporária no Brasil.
Certidão de nascimento
Comprovantes de término de Casamento anteriores, se for o caso
  • Se a(o) noiva(o) americana(o) tiver sido casado anteriormente, também deverão ser apresentados os comprovantes de términos dos relacionamentos;
Atestado de Bons Antecedentes Criminais de todas as cidades/países onde residiu;
Comprovante de capacidade financeira
  • Devem ser exibidas vidências de que o peticionário (cidadão americano) tem como sustentar a(o) noiva(o) nos Estados Unidos.
Exames médicos
Fotografias
  • Devem ser apresentadas 2 (duas) fotografias no formato 2×2
Provas do Relacionamento
Declaração Juramentada
  • O formulário deve ser preenchido e impresso. O mesmo será assinado durante a sua entrevista.

No dia da entrevista a(o) noiva(o) deverá apresentar os originais (junto com uma fotocópia comum) ou cópias autenticadas dos documentos emitidos pelas autoridades competentes. Caso os documentos estejam escritos em português ou inglês NÃO há necessidade de tradução. Mas, se algum documento estiver em outro idioma,  os mesmos deverão estar acompanhados de traduções oficiais para o inglês.

No site da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil você encontra informações bem detalhadas sobre todos os documentos necessários.

6. Qual o custo do processo ?

1.    Petição nos EUA: 340 dólares
2.    Consulta médica: 180 dólares
3.    Taxa para solicitação do visto K1: 265 dólares
4.    Taxa do Sedex p/ envio do visto: entre 30 e 100 reais

É necessário pagar, também, pelos exames que serão solicitados pelo médico. Os médicos devem ser autorizados pelo consulado americano). Estes valores são relativos ao mês de Janeiro/2016 e podem ser alterados a qualquer momento.

7. Quanto tempo demora o processo para obtenção do visto K1?

A demora do processo depende de cada caso e, também, da jurisdição nos Estados Unidos em que a petição é realizada. Mas, aparentemente, o processo está sendo relativamente rápido, e a pessoa recebe o visto em menos de 6 meses. Você pode acompanhar o processo de solicitação do visto por meio da página do VisaJourney.

Antes de redigir um post nós costumamos fazer uma pesquisa bem detalhada sobre o assunto e, em alguns casos, consultamos algum especialista na área. Desta vez, durante este processo, encontramos um blog de uma brasileira, a Thiala Barberino Stegali, que vivenciou este processo de solicitação do visto de noivo(a) e decidiu escrever sobre o assunto. O post é bem bacana e traz informações bem detalhadas sobre o que aconteceu com ela durante o processo. Vale a pena dar uma lida. O blog chama-se Universo K1.

Quer saber mais sobre as formas legais de entrar nos Estados Unidos? Nós já publicamos vários artigos sobre estes assuntos. Não deixe de consultar as seções Visto Americano e Green Card, tem muita coisa interessante lá.

Fonte: http://travel.state.gov/content/visas/en/immigrate/family/fiance-k-1.html

 

Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/immi_types.html

Este post é meramente informativo e as informações contidas nele não devem ser consideradas como aconselhamento jurídico. Cada caso tem suas particularidades e deve ser avaliado por um profissional especializado.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

21 comentários em “Visto K1: noivos de cidadãos americanos podem entrar legalmente nos EUA

  • novembro 8, 2016 em 2:45 pm
    Permalink

    Ola, Marlise! Muito bem explicado. Obrigada pelas informacoes. Me foram muito uteis. Abracos!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 9, 2016 em 9:55 pm
      Permalink

      Olá Valéria,
      Muito obrigada pela mensagem. Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • novembro 7, 2016 em 12:32 pm
    Permalink

    Gostei muito desse site, bastante esclarecedor, parabéns!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 7, 2016 em 1:51 pm
      Permalink

      Obrigada Fabiana,
      Boa sorte com o seu processo, espero que em breve você possa estar com o seu visto em mãos!
      Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos. 😉
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 29, 2016 em 3:52 pm
    Permalink

    ÓTIMO artigo, muito bom !!! Bastante explicativo e esclarecedor!! Vou passar a seguir o site Parabéns!!!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 30, 2016 em 11:55 am
      Permalink

      Obrigada Anderson,
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 25, 2016 em 11:27 pm
    Permalink

    Olá
    Boa noite!
    Eu tive três negativa de visto americano nos últimos 12 meses. Tentei o visto de turista. Difícil saber os reais motivos desse fato , sendo eu servidora publica e com residencia fixa. Mas isso aconteceu comigo.
    Agora estou namorando um americano online, e decidimos fixar a nossa relação.
    Essas três negativas pode levar a um empecilho para meu visto de noivado?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 27, 2016 em 9:57 pm
      Permalink

      Olá Sirlene,
      Infelizmente não tenho como responder sua dúvida. Sugiro que você procure um profissional especializado na área, ele sim poderá te responder com mais exatidão todas as suas dúvidas. Nós, do blog, somos apenas jornalistas.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • novembro 7, 2016 em 12:30 pm
      Permalink

      Olá Sirlene a minha história é a mesma que a sua, meu visto (turista) foi negado por 3 vezes, agora eu meu namorado Americano decidimos nos casar, logo então orientados pela Advogada de Imigração, ela nos aconselhou dar entrada no processo do visto K1. A exigência é provar que seu relacionamento é real por meio de fotos, conversas, comprovantes de viagem provando que vocês se encontraram pessoalmente pelo ao menos uma vez dentro de 2 anos. Todo o processo é bastante criterioso, mas fazer qualquer sacrifício vale à pena quando o assunto é ficar perto de quem você ama!

      Resposta
  • outubro 11, 2016 em 8:27 pm
    Permalink

    Nossa! foi o melhor blog que eu encontrei . Detalhado e bem explicado totalmente esclarecido eu agradeço muito . agora é ter paciência e esperar. Casal apaixonado sofre. Obrigada!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 14, 2016 em 4:06 pm
      Permalink

      Olá Jaqueline,
      Muito obrigada pelo elogio. Este blog que cito no artigo também é muito bom pois é específico sobre o visto K1.
      Desejo sorte para você, que dê tudo certo na Terra do Tio Sam!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • abril 3, 2016 em 2:30 pm
    Permalink

    Estou nos EUA ,vc acha que posso adiantar o processo de alguma forma ou se decidir me casar aqui é mais fácil ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      abril 4, 2016 em 12:34 pm
      Permalink

      Oi Sissy,
      Não tenho como responder esta sua dúvida. Sugiro que você entre em contato com um profissional especializado (advogado de imigração) p/ obter informações mais detalhadas.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 29, 2016 em 11:42 am
    Permalink

    A resposta para aprovado ou não é dada na hora? É similar ao processo de visto de turista ? Ou eles pedem para vc aguardar a resposta ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 30, 2016 em 9:04 am
      Permalink

      Olá Sissy,
      A resposta é dada no final da entrevista. Se você quiser informações detalhadas sobre o Visto K1, sugiro que leia o blog Universo K1, feito por uma brasileira, a Thiala, que passou por todo o processo. É bem bacana o blog e vai te ajudar muito.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 28, 2016 em 9:12 pm
    Permalink

    Oi , tudo bem, muito legal seu blog , tenho uma dúvida, vc acha que será uma problema conseguir o visto por que eu respondo um processo na justiça, apesar de ter tirado certidão de antecedentes

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 29, 2016 em 8:46 am
      Permalink

      Olá Sissy,
      Sinceramente não tenho ideia, acredito que dependa do tipo de processo que você esteja envolvida e se isto chegar ou não ao conhecimento da imigração.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 27, 2016 em 6:15 pm
    Permalink

    Oii, Marlise! Nossa, que excelente esse post!! Muito obrigada por divulgar meu blog e fico feliz que tenha ajudado na sua pesquisa. 😀

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      janeiro 27, 2016 em 7:05 pm
      Permalink

      Eu que agradeço Thiala, como eu sempre digo, o que é bom é p/ ser compartilhado.
      Seu conteúdo está muito bacana também!
      Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • janeiro 27, 2016 em 11:30 pm
        Permalink

        Obrigada!! Com certeza voltarei sempre aqui. Já adorei vários outros post.
        Ah, e ja favoritei lá também!

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *