Viver no exterior: você sabe como abastecer o carro?

Neste post vou falar sobre uma coisa que parece simples para quem já deixou o Brasil há muitos anos para viver no exterior. Mas, para quem acabou de chegar em outro país e ainda está engatinhando nos detalhes da “vida lá fora”, pode ser bem complicado: abastecer o carro!

Isto mesmo, na maioria dos países, aquela pessoa que fica no posto de combustível esperando ansiosamente para abastecer o tanque do seu carro simplesmente não existe! Aliás, muitas outras tarefas que, no Brasil, são delegadas a outras pessoas, tem que ser realizadas por você mesmo, quando decide viver no exterior.

Pode parecer uma besteira, mas para nós brasileiros – em especial, para as mulheres – acostumados a simplesmente parar o carro e dizer ao frentista quanto de combustível ele deve colocar no tanque do carro, essa tarefa pode acabar sendo um pouco embaraçante na primeira vez. Digo isto por experiência própria, quando decidi viver no exterior, eu nunca tinha abastecido meu próprio carro e quando tive que fazê-lo, na Europa, simplesmente, não sabia qual tipo de combustível escolher.

Mas não se preocupe, você vai ver que é muito simples! 😉

Viver no Exterior: você é quem abastece o seu carro!

Em primeiro lugar, sempre que possível, informe-se sobre o tipo de combustível usado para abastecer seu carro. Uma dica é abrir o tanque e verificar se há alguma informação na parte interna da tampa. Normalmente lá está escrito o tipo de combustível. Quando chegar no posto de combustível, siga os passos abaixo:

1. Abra o tanque de combustível.

Viver no exterior: como abastecer o carro?

2. Selecione o tipo de combustível que você deseja colocar no carro, retire a bomba desejada e insira no tanque do carro, sem pressionar o gancho;

Viver no exterior: como abastecer o carro?

3. Depois de verificar que a bomba está inserida corretamente no tanque, pressione o gancho da bomba até atingir a quantidade desejada;

Viver no exterior: como abastecer o carro?

4. Se você quiser completar o tanque, mantenha o gancho pressionado até que a bomba seja automaticamente bloqueada e um sinal sonoro seja emitido. Mas se você quiser colocar somente uma certa quantia de combustível no veículo, mantenha o gancho pressionado e acompanhe o valor exibido no viso da bomba. Quando o valor exibido for o desejado por você, libere o gancho da bomba e o processo de abastecimento será interrompido.

5. Coloque a bomba novamente no lugar de onde você tirou e pronto, basta pagar.

O processo de pagamento pode acontecer antes do abastecimento (passo 1 a 5) ou depois, dependendo do lugar escolhido para abastecer.

Se o posto escolhido é um posto de autosserviço (normalmente localizado nos estacionamentos de grandes lojas ou supermercados), você terá que utilizar o cartão de crédito para pagar e, nesse caso, a inserção do cartão na máquina e a autorização de pagamento acontece antes do passo (1).

Outra coisa que percebemos ao viver no exterior é que, muitas vezes, o posto é de autosserviço, ou seja, você não vai ter ninguém para te socorrer! 😉

Agora se o local for um posto normal, o pagamento é realizado após o abastecimento (passos 1 a 5). Você deve dirigir-se ao caixa e efetuar o pagamento da forma que desejar.

Esperamos que este passo-a-passo possa ajudá-lo(a) a não ter nenhum problema quando decidir viver no exterior e tiver que abastecer o seu carro. Se você pretende dirigir no exterior somente durante suas férias, fique atento aos documentos que você deverá portar para dirigir fora do Brasil.

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *